sexta-feira, 30 de março de 2012

Latvala lidera numa noite atribulada

Depois do aperitivo da superespecial de Lisboa com Solberg a ser o mais rápido, o regreeso do Rali de Portugal às especiais nocturnas não deixará grandes recordações a alguns pilotos.

O primeiro asofre com a noite, foi Armindo Araújo que logo na primeira especial a sério teve uma saída de estrada, perdendo cerca de 5 minutos. Um erro de notas terá sido o motivo do despiste.

Mas no campo da MINI, não foi apenas Armindo a ter problemas, pois Dani Sordo ficou sem faróis devido a problemas eléctricos e como facilmente se percebe, andar de noite sem faróis não dá, e Sordo “encostou”. Deverá regressar amanhã, mas 10 minutos de penalização, mais os 2 minutos perdidos no 1º troço já ninguém lhos tira.

Mas o caso mais mediático e com influência directa na luta pela vitória foi o despiste de Loeb no troço de Santa Clara. O DS3 ficou bastante maltratado e o Rali de Portugal para Loeb terminou mesmo por ali.

Com a chuva, embora fraca, a dar uma ajudinha à Ford, que tinha escolhido paratir atrás, no final da ronda nocturna, embora os pilotos Ford estejam na frente, Latval lidera com 2,6s para Solberg, têm Hirvonen logo em cima, já que o finlandês recuperou tempo em Ourique e está só a 5,os do seu compatriota da Ford.

Tudo em aberto, embora Hirvonen deva ter que trabalhar para a equipa, isto é procurar arrecadar pontos para os construtores. Daí que tudo parece encaminhado para uma vitória Ford em Portugal, algo que já não acontece desde o que o saudoso Colin McRae venceu.

Autor de uma bela prova, O. Tanak é quarto a apenas 15,7s de Latvala. Não será por acso que Malcom Wilson “prendeu” este jovem estónio.

A fechar o Top5, está outro jovem muito promissor, T. Neuville, este “agarrado” pela Citroen, e que na primeira época num WRC, já anda desta maneira. Mais um que parece não precisar de andar anos até atingir algum nível de andamento! Este também parece ser de boa casta!

A nível do CPR, também a estreia da noite foi madrasta para o campeão nacional, Ricardo Moura, que estragou o radiador depois de uma passagem demasiado rápida por uma ribeira. Mais um que encostou prematuramente, faltando ainda saber se irá regressar no superally.

José Bandeira - Motores Magazile
Foto: Fernando Britto

Sem comentários: