domingo, 3 de junho de 2012

Ricardo Moura imperial na Ilha Azul

Ricardo Moura e Sancho Eiró não espantaram ao vencer mais uma prova do Campeonato dos Açores de Ralis, desta feita no Faial. O que mais admira é a facilidade com que o fizeram.
No passado, por várias vezes nos referimos “ao minuto da ordem” com que Moura costumava terminar as suas provas face à concorrência, embora neste mesmo rali,no ano passado, a diferença já tenha subido para os dois minutos. Desta vez, e com luta pelo 2º lugar ao longo de quase todo o rali, para que Moura chegasse aos 3 minutos de avanço apenas faltaram 9 décimas de segundo. Impressionante, sobretudo se pensarmos que o campeão nacional e dos Açores faz as suas provas com uma margem de segurança relativamente elevada, embora não seja despiciendo que todos os outros não se aproximam das condições que Moura foi sabendo congregar ao longo dos anos.

Animada esteve a luta pelo segundo lugar, apesar de um dos pretendentes, Luís Miguel Rego, ter capotado bastante cedo numa altura em que atacava forte para tentar recuperar do atraso registado na sequência da quebra do diferencial dianteiro do Mitsubishi na super especial de ontem. Ficaram Rúben Rodrigues, Ricardo Carmo e Sérgio Silva em condições de poder ambicionar o lugar intermédio do pódio. Sérgio Silva e Fernando Nunes acabaram por se atrasar em Jaime Melo / Ribeira do Cabo. No mesmo troço, Rúben e Estevão Rodrigues fizeram um forcing afastaram-se de Ricardo Carmo e Jorge Diniz depois de algumas trocas de posições entre si. O terceirense ainda apertou o andamento mas já não conseguiu recuperar. No entanto, o 3º lugar averbado serve para ultrapassar Luís Rego na tentativa de revalidar o título de vice-campeão dos Açores que é afinal o objectivo de época traçado por Carmo e pela sua equipa.

João Borges e Sandro Laranjo reeditaram a sua melhor participação na prova raínha dos ralis faialenses ao terminar na 4ª posição a que subiram na sequência do atraso de Sérgio Silva. Quem quase aproveitou para também ultrapassar o micaelense foram José Paula e Miguel Ribeiro que no entanto acabaram por terminar na 6ª posição da geral.

A categoria das duas rodas motrizes foi dominada por Henrique Moniz e Pedro Machado até ao momento do abandono por motivos de ordem técnica. Assim sendo, Marco e Tânia Silva foram os mais rápidos da categoria. Carlos Andrade e Rui Silva levaram o Clio Ragnotti à segunda posição à frente de Marco Soares e Adalberto Correia. Armando Castro e Marco Azevedo terminaram na 10ª posição da geral.

Desistiram, para além de Luís Rego e Henrique Moniz, Rui Torres (7º no memomento do abandono) e Cláudio Baptista (12º).

Francisco Veloso - Fórmula Rali (agora em novo endereço - http://formularali.net/)

Sem comentários: