sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Suécia, Dia 1: Ogier domina

Sébastien Ogier venceu cinco das sete especiais do dia levando o VW Polo à liderança do Rali da Suécia.  Loeb e Latvala terminaram o dia no segundo e terceiro lugar, respectivamente, e estão separados por menos de dois segundos.


Sébastien Ogier terminou o dia de ontem a dois segundos e meio de Loeb, e ao vencer a primeira especial de hoje subiu à liderança da prova. O francês nunca mais largou o comando da prova e venceu mais quatro especiais. Na SS4 foi uma décima de segundo mais lento que Ostberg e na SS8, a segunda passagem pela super-especial de Karlstad, ficou em oitavo, a pouco mais de um segundo do vencedor da especial. Ao longo do dia o francês acumulou mais de 30 segundos de vantagem sobre Loeb

Na primeira especial do dia, Sébastien Loeb, desceu para o lugar mais baixo do pódio, ultrapassado tanto por Ogier como por Latvala. Na SS3 ripostou e alcançou o segundo lugar, alternando de posição com Latvala. O segundo lugar voltou a alternar entre o francês e o finlandês na SS5 e na SS7. Loeb terminou o dia com uma vantagem de cerca de dois segundos.

Latvala iniciou o dia de hoje com um segundo melhor tempo e graças a isso o finlandês subiu a o segundo lugar. Nos restantes troços batalhou com Loeb na luta pelo segundo lugar mas acabou por terminar a etapa de hoje a 1,7s do francês.

A primeira especial trouxe muitos problemas a Mads Ostberg, que percorreu os 15 Km de Lesjöfors com problemas de sobreaquecimento do motor. Apesar dos problemas, o piloto fez o quinto melhor tempo, a cerca de 9 segundos de Ogier. Na ligação para a especial seguinte o norueguês teve que parar, para reparar uma fuga de água. Como consequência disso, Ostberg, recebeu uma penalização de 20 segundos. De forma a recuperar o tempo, Ostberg aumentou o ritmo e fez as segundas melhores marcas na SS3, SS5, SS6 e ainda SS7, chegando mesmo a vencer a SS4. O norueguês terminou o dia no quarto lugar, a cerca de 9 segundos de Latvala..

Novikov alcançou o quinto lugar da geral na SS5, após uma batalha com Tidemand. O russo parte para o dia de amanhã com uma vantagem de dez segundos e meio sobre o sueco.

O jovem Pontus Tidemand, com apenas 22 anos, navegado por Ola Floene, foi uma das grandes surpresas do dia. Tidemand chegou a estar no quarto lugar, devido aos problemas de Ostberg, mas na segunda secção do dia Novikov ultrapassou-o. O jovem piloto terminou o dia na sexta posição da geral.

Juho Hänninen alcançou o sétimo lugar no início do dia e foi lá que se manteve até ao final da etapa. Pontus Tidemand tem quase trinta segundos de vantagem sobre Hänninen.

Neuville subiu desde o décimo lugar até ao oitavo lugar durante o dia de hoje. O piloto belga aproveitou a saída de estrada de Sordo e aproximou-se de Hänninen que parte para o dia de amanhã com uma vantagem de dez segundos sobre Neuville.

Henning Solberg, de regresso ao campeonato do mundo, partiu para o dia de hoje no décimo lugar. Logo na primeira especial do dia, Solberg foi ultrapassado na classificação geral por Ketomaa e Hänninen. Os problemas de Nikara e Sordo ajudaram Solberg a subir na classificação geral. Solberg teminou a etapa a quase um minuto e meio de Neuville.

Martin Prokop fecha o Top 10. O piloto da republica checa manteve-se na estrada e terminou o dia a mais de um minuto e quinze segundos de Henning Solberg.

Hirvonen capotou na SS2 e terminou o dia no trigésimo lugar. Nikara teve uma saída de estrada na SS3 e ficou preso na neve durante quarenta minutos. Wilson e Al-Qassimi tiveram uma saída de estrada na mesma curva, na SS3, mas voltaram à estrada e ocupam o décimo sétimo e o vigésimo sétimo lugar, respectivamente. Sordo teve uma saída de estrada na SS6 tendo perdido mais de quatro minutos para retirar o carro da neve. O espanhol ocupa a décima primeira posição, a mais de dois minutos de Prokop.

Anders Grondal lidera o WRC 2 com mais de 30 segundos de vantagem sobre Al-Rajhi.

Top 10 após SS8:
1. Ogier
2. Loeb + 00:31.4
3. Latvala + 00:33.1
4. Ostberg + 00:42.3
5. Novikov + 01:11.7
6. Tidemand + 01:22.1
7. Hänninen + 01:49.5
8. Neuville + 02:00.2
9. Solberg + 03:25.3
10. Prokop + 04:43.3

Horários das classificativas de amanhã (hora portuguesa):
Sågen 1 - SS 9 (07:47) 
Fredriksberg 1 - SS 10 (08:52) 
Rämmen 1 - SS 11 (09:39) 
Hagfors Sprint 1 - SS 12 (10:20) 
Sågen 2 - SS 13 (12:38) 
Fredriksberg 2 - SS 14 (13:43) 
Rämmen 2 - SS 15 (14:30) 
Hagfors Sprint 2 - SS 16 (15:11)

Acompanhe o Rali da Suécia troço a troço, no Facebook e Twitter RallyMania.

Foto: Volkswagen Motorsport

Sem comentários: