terça-feira, 26 de março de 2013

Entrevista a Jan Kopecký

Depois de vencer a ronda inaugural do Europeu, Jan Kopecký voltou à competição para oferecer mais uma vitória à Skoda Motorsport nas Canárias. O checo fala-nos acerca de mais uma conquista no asfalto mediterrânico.

Jan, parabéns pela tua terceira vitória nas Canárias. Como foi este triunfo, comparando com os anteriores?
As Canárias são um rali importanto para mim, em quatro participações alcancei três vitórias e um segundo lugar. É completamente diferente, quando comparado com outros ralis de asfalto, pois a aderência é muito elevada e a afinação do carro é muito dura, o que me agrada muito.

Qual foi a tua reacção quando percebeste que o Robert Kubica tinha desistido e qual a tua opinião sobre a sua prestação neste fim-de-semana? 
Fiquei algo surpreendido quando me disseram que ele tinha batido. Primeiro quis saber se eles estavam bem, mas é claro que ele teve um excelente desempenho, especialmente na sexta com as condições climatéricas tão complicadas e o piso escorregadio. Espero vê-lo em breve nos troços.

Na sexta-feira não estavas muito contente, o que é que correu mal?
O arranque não foi muito positivo para nós, estava a chover muito e fomos apanhados desprevenidos. Quando esteve seco o carro esteve perfeito. Finalmente eu coloquei alguma pressão no Robert e ganhei a primeira especial (de Sábado). Foi aí que ele cometeu um erro e bateu. É claro que é mais fácil conduzir no seco mas teria sido excelente se tivesse havido luta até ao fim, até porque tu estás mais concentrado e conduzes melhor dessa forma, mas estou contente.

Se estivesse seco na sexta, terias estado perto do Kubica? 
Não sei. Como disse, não estavamos muito preparados para a chuva, porque simplesmente não a esperavamos. Mas choveu e estavamos a perder tempo porque não tinhamos tracção. Quando ficou seco foi muito melhor, mas o Robert estava a atacar muito forte. Eu só lhe coloquei uma pequena pressão, quando venci a especial, e infelizmente ele desistiu no troço seguinte. 

Tiveste algum problema na última etapa?
Sábado foi um grande dia para nós. O carro esteve impecável. Usámos o setup do ano passado, sem qualquer alterações. Funcionou mesmo bem, foi um grande dia.

Nenhum erro teu ou do Pavel? 
Eu cometi alguns erros mas tivemos sorte e conseguimos manter-nos na estrada. O Pavel estava um pouco atrasado na leitura de algumas notas e adiantado noutras mas ele trabalhou muito bem.

Rally Mania com FIA ERC

Sem comentários: