quinta-feira, 7 de março de 2013

Rali do México: Hirvonen mais rápido na qualifying stage


Mikko Hirvonen foi o mais rápido na qualifying stage do Rali do México. O piloto finlandês atacou forte com o Citroen DS3 WRC e bateu toda a concorrência. Evgeny Novikov no Fiesta WRC foi o segundo, seguido por Ostberg e Neuville que registaram ambos o mesmo tempo nos seus Fiesta WRC.


No primeiro rali da temporada de 2013 sem a sombra de Sebastien Loeb na Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team, Mikko Hirvonen começa a dar um ar da sua graça.

À partida para a qualifying stage as equipas optaram por diferentes escolhas de pneus com a Ford e a Citroen a usarem os pneus macios da Michelin, sendo que a Volkswagen optou pelos duros.
As escolhas de pneus da Ford e Citroen foram mais eficazes, Mikko Hirvonen atacou forte nos 6,27km cronometrados e viria a ser o mais rápido com um tempo de 3:57.2s. O finlandês deixou Evgeny Novikov no Fiesta WRC a apenas 0.7s, que apesar do segundo lugar, estava insatisfeito, pois segundo o próprio cometeu vários durante a especial cronometrada.

A Qatar World Rally Team conseguiu mesmo colocar três Ford Fiesta RS WRC nos quatro primeiros lugares. Mads Ostberg e Thierry Neuville registaram ambos o mesmo tempo nos seus Fiesta RS WRC, a 3.2s do mais rápido, e garantiram assim a terceira e quarta posição para a equipa da oval azul. O vencedor do Rali da Suécia, Sebastien Ogier, no VW Polo R WRC registou o quinto tempo mais rápido a 3.9s de Hirvonen.

Dani Sordo registou o sexto tempo a apenas 0.1s de Ogier. Jari-Matti Latvala que registou apenas o sétimo tempo, confessou que a escolha de pneus foi um erro, e afirmou ainda que se sentia mais confiante com o carro no Rali da Suécia, do que se encontra agora.

Com a vitória na qualifying stage, Mikko Hirvonen teve a oportunidade de ser o primeiro a escolher a posição de partida para a primeira etapa, e decidiu ser o último a partir, para assim beneficiar com as especiais cronometradas mais limpas e com trajectórias mais definidas. O polaco Michal Kosciuszko será o primeiro na estrada.

Confira todos os tempos, e a ordem de partida para a primeira etapa.

Tempos Qualifying Stage:

1. Hirvonen (Citroen DS3 WRC) - 3:57.2s

2. Novikov (Ford Fiesta WRC) - 3:57.9s
3. Ostberg (Ford Fiesta WRC) - 4:00.4s
= Neuville (Ford Fiesta WRC) - 4:00.4s
5. Ogier (VW Polo R WRC) - 4:01.1s
6. Sordo (Citroen DS3 WRC) - 4:01.2s
7. Latvala (VW Polo R WRC) - 4:01.5s
8. Atkinson (Citroen DS3 WRC) - 4:01.6s
= Al-Attiyah (Ford Fiesta WRC) - 4:01.6s
10. Block (Ford Fiesta WRC) - 4:06.6s
11. Guerra (Citroen DS3 WRC) - 4:09.4s
12. Prokop (Ford Fiesta WRC) - 4:12.2s
13. Kosciuszko (Mini WRC) - 4:14.2s


Ordem de partida 1ª Etapa:
1º – Kosciuszko (Mini WRC)
2º – Prokop (Ford Fiesta WRC)
3º – Guerra (Citroen DS3 WRC)
4º – Block (Ford Fiesta WRC)
5º – Al-Attiyah (Ford Fiesta WRC)
6º – Atkinson (Citroen DS3 WRC)
7º – Latvala (VW Polo R WRC)
8º – Sordo (Citroen DS3 WRC)
9º – Ogier (VW Polo R WRC)
10º – Ostberg (Ford Fiesta WRC)
11º – Neuville (Ford Fiesta WRC)
12º – Novikov (Ford Fiesta WRC)
13º – Hirvonen (Citroen DS3 WRC)



Foto: Best of Rally Live by Michelin

Sem comentários: