domingo, 26 de janeiro de 2020

Rali de Monte Carlo 2020 - A análise, equipa a equipa

At World
O Rali de Monte Carlo foi o palco para mais um arranque de temporada no WRC. O agitado mercado de transferências e o abandono da Citroen produziram grandes mudanças no campeonato, mas a competitividade parece manter-se ao mesmo nível de anos transactos. Thierry Neuville ofereceu a primeira vitória na mítica prova à Hyundai, enquanto Sébastien Ogier e Elfyn Evans mostraram que não obstante o menor conhecimento do carro, estão já em condição de disputar as vitórias. 


10 - Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul - Hyundai
Venceram 9 das 16 especiais, aguentaram a pressão de Ogier e Evans no mais imprevisível rali do campeonato. Não só venceram uma prova cuja vitória lhes fugia desde 2017, como ainda foram os mais rápidos na power stage, levando assim a pontuação máxima para casa.

9 - Elfyn Evans / Scott Martin - Toyota
A grande surpresa do rali, na estreia pela Toyota. Venceram quatro troços, lideraram o rali e estiveram na luta até ao final com Neuville e Ogier. Uma das grandes exibições da carreira de Elfyn Evans e que, para já, vem confirmar a confiança depositada por Tommi Makinen ao contratá-lo. O terceiro lugar sabe a pouco, face à performance do galês. Conseguirá Evans manter este nível ao longo do ano?

8 - Sébastien Ogier / Julien Ingrassia - Toyota
O palmarés de Sébastien Ogier colocava-o em melhor posição para vencer em Monte Carlo. Em particular a circunstância de ter ganho as últimas quatro edições com três carros diferentes (Polo, Fiesta e C3), o que teoricamente atenuaria a desvantagem em estar ao volante de um "desconhecido" Yaris. O grande rali que Ogier e Ingrassia fizeram, ao nível de outros que lhe valeram a vitória, não chegou para baterem Neuville, e ainda se viram obrigados a lutar taco a taco para superar Evans e alcançarem o segundo lugar.

7 - Kalle Rovanpera / Jonne Halttunen - Toyota
Não venceu um único troço mas teve uma prestação digna de referência. A primeira prova do mundial ao volante de um WRC e logo Monte Carlo. Rovanpera e Halttunen não cometeram erros relevantes e terminaram a prova acima do expectável, aproveitando com todo o mérito o erro de Sébastien Loeb. 

6 - Esapekka Lappi / Janne Ferm - M-Sport
O rali começou com um insólito problema de sobreaquecimento que afectou todos os Fiesta da M-Sport mas a verdade é que Lappi só conseguiu entrar no grupo dos quatro mais rápidos a partir da segunda ronda do penúltimo dia. Lappi e Ferm beneficiaram do atraso de Sébastien Loeb para alcançarem o quarto lugar. 

6 - Teemu Suninen / Jarmo Lehtinen - M-Sport
Também foram afectados pela hecatombe nos Fiesta no primeiro troço e um problema de transmissão no troço seguinte obrigaram-nos a abandonar, voltando em Rally 2 no dia seguinte. Apesar da boa recuperação, esperava-se mais um ou outro registo digno de nota em troços. Conseguiram um terceiro lugar na power stage, assinando um excelente tempo, ao nível do trio que lutava pela vitória.

5 - Sébastien Loeb / Daniel Elena - Hyundai
As expectativas para Loeb em Monte Carlo são sempre elevadas, mesmo não esquecendo que o francês já não vai para novo. Mas a sua exibição ficou aquém das expectativas, mesmo as mais realistas. Loeb e Elena cedo se instalaram no quarto lugar, atrás dos três que voavam na dianteira do pelotão, mas uma escolha errada de pneus na última etapa fê-los cair para sextos. O melhor resultado em classificativas foi um segundo lugar na SS3.

4 - Ott Tanak / Martin Jarjeova - Hyundai
Enquanto estiveram em prova estiveram na luta pela vitória mas não venceram um único troço. O brutal acidente na quarta classificativa foi o termo de uma exibição que, quiçá, até poderia ter sido bastante positiva. Uma prova para esquecer e um acidente que perdurará na memória da dupla estónia e de todos, face à violência envolvida. 

3- Gus Greensmith / Edmonson Elliott - M-Sport
Os erros são comuns em Monte Carlo e não ignoramos a inexperiência da dupla britânica, mas não deixa de ser uma exibição muito apagada do benjamim da M-Sport. Como único registo positivo fica o quinto lugar alcançado na SS10.

A análise à prestação das equipas da Hyundai, M-Sport e Toyota, numa classificação de 0 a 10 da responsabilidade de João Cosme.

Classificações disponíveis em E-WRC.

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