quarta-feira, 27 de junho de 2007

WRC com 12 em vez de 16 rallys:

A FIA confirmou hoje que o calendário do Mundial de Ralis 2009 irá ser reduzido de dezasseis para somente doze provas. Esse número será alcançado a partir de uma base de, imagine-se, 24 eventos, donde serão escolhidos os “primeiros” doze, que farão parte do calendário do WRC em 2009.


Isto porque as provas que não forem “seleccionadas” passarão a pertencer – ainda se vai saber em que moldes – a uma competição secundária. Sabe-se igualmente que o WRC passará a contar com ralis em sistema de rotatividade, resta saber em que moldes e quantas provas – das 24 – ficarão com a possibilidade de entrar nos anos seguintes. Fica por saber também, se vão existir provas “fixas”, ou seja, se o sistema de rotatividade se aplica a todas ou somente a algumas.

Portanto, nada foi decidido de como tudo isto irá ser “embrulhado”, nem como tudo se irá processar em 2008, relativamente ao calendário anunciado há algum tempo. Recorde-se que a FIA já implementou um sistema de rotatividade entre 1994 e 1996, e fez o mesmo, ainda que parcialmente, em 2007 e 2008, se bem que ainda não se saiba qual vai ser o calendário final em 2008.
O Conselho Mundial aprovou também várias propostas relativas ao projecto “Visão 2012”, um documento que visa delinear as linhas mestras do futuro das provas de estrada. Ficou a saber, no máximo em 2012, os carros admitidos serão quatro rodas motrizes, baseados nos actuais Grupo N e Super 2000, e falou-se mesmo na possibilidade de “adiantar” esta regra já para 2009. Como se sabe, as actuais regras do WRC terminam no final de 2008.
Fonte: Autosport

Sem comentários: