segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Maré de azar continua

Após uma terceira etapa do Rali do Japão realizada sempre ao ataque, e que permitiu ao piloto Português alcançar um fantástico segundo lugar, Armindo Araújo viu os seus objectivos para a prova serem comprometidos, ao ser desclassificado por um erro na preparação do Mitsubishi Lancer Evolution IX do qual a equipa da Mitsubishi Motors de Portugal é totalmente alheia.
De facto, o colégio de comissários decidiu desclassificar a equipa da Mitsubishi Motors de Portugal, depois de verificar que no interior da longarina do carro, faltava um tubo de reforço da mesma. Apesar do componente em questão não influenciar a performance do carro, é um elemento que faz parte da ficha de homologação do mesmo e não poderia ser retirado em caso algum.
Tal como explicou o Team Manager, João Paulo Alves:” Os comissários da prova verificaram que faltava um tubo do interior da longarina, que apesar de não ter consequências em termos de performance, é obrigatório existir. Esta ausência é da inteira responsabilidade do preparador, a Ralliart Itália, uma vez que foi ele que retirou o componente no momento em que preparou o carro para competição. È uma situação muito grave e a Ralliart Itália terá que assumir as responsabilidades por este erro. Para a equipa é muito difícil perceber se o tubo existe ou não, uma vez que ele não está visível. A equipa não teve qualquer intenção em retirar benefícios extra desportivos desta situação e o próprio colégio de comissários, ao aplicar unicamente a pena de desclassificação (sem aplicar qualquer multa ou penalização mais grave), acaba por reconhecer isto mesmo. Estamos desolados com toda esta situação porque o Armindo Araújo não merecia este desfecho depois da prova fantástica que realizou.”
Num Rali duríssimo, marcado pelas difíceis condições meteorológicas e pelo elevado número de desistências, Armindo Araújo conseguiu impor o seu Lancer Evolution IX ao averbar um terceiro lugar na 1ª etapa e um quarto lugar na 2ª etapa. O piloto da Equipa Mitsubishi TMN Galp voltou a impressionar ao vencer duas classificativas no primeiro dia de prova, uma delas à geral.
Hoje, na terceira etapa, após uma recuperação fantástica desde o 4º lugar para onde tinha sido atirado por um furo que o fez perder dois minutos, o piloto Português tinha conseguido chegar ao 2º lugar pelo que a desclassificação chegou como um autêntico balde de água fria: “É uma situação muito inglória para toda a Equipa. Todos fizeram um trabalho fantástico ao longo do rali e conseguirmos um segundo lugar nesta prova é, sem dúvida, um resultado excelente pois estamos a falar de um tipo de troços completamente diferentes de tudo o que já tínhamos feito até agora. Este ano a sorte não tem estado do nosso lado, mas penso que já mostrámos o que somos capazes de fazer. Restam-nos duas provas onde vamos, mais uma vez, dar tudo por tudo para conseguir um lugar no Top 3.”
A próxima prova em que a Equipa Mitsubishi TMN Galp vai participar é o Rali da Irlanda que se realiza entre os dias 16 e 18 de Novembro.

Sem comentários: