segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Entrevista a Armindo Araújo

Armindo Araújo disputa neste momento o P-WRC, pelo segundo ano consecutivo, sempre com o Mitsubishi Lancer Evolution IX. Se em alguns momentos o azar não deixou as esperanças lusas irem mais longe, noutros o piloto de Santo Tirso mostrou bem o que vale. Acompanhado por Miguel Ramalho, Araújo procura ainda a vitória que lhe tem escapado no P-WRC e que, se não houver azar, poderá acontecer ainda este ano. O RallyMania esteve à conversa com o espectacular piloto português.

Qual o momento mais alto da tua carreira?
Depois de varios títulos Nacionais, a passagem para o Mundial de Ralis.

Como é que um jovem piloto se sente quando chega ao WRC? Foste bem recebido?
Claro que não temos as mesmas atenções que temos quando estamos no nosso pais e ainda por cima a ganhar. Mas fui muito bem recebido e sempre estive muito bem integrado na caravana do mundial.

Qual o balanço geral deste ano e meio de mundial?
Sem dúvida que aprendi muito e conheci muitas pessoas novas. O balanço é positivo e penso que estamos no caminho certo para darmos muitas alegrias a Portugal.

Qual a prova do P-WRC que gostaste mais de disputar?
Gosto muito do rali da Nova Zelandia, mas as dificeis estradas da Irlanda também foram um grande desafio...
A nova regulamentação do WRC a partir de 2010 poderá significar mais subida na tua carreira?
Penso que me pode beneficiar pois vamos todos puder lutar com armas mais iguais e acessiveis a todos os pilotos.

A partir deste ano passaste a ter um compatriota no P-WRC, deste algum conselho ao Bernardo Sousa?
Nada de muito especial, porque o Bernardo já está numa equipa com muita experiência e tem varias pessoas com muitos conhecimentos de mundial que o acompanham...

Nos últimos Jogos Olímpicos falou-se bastante da falta de visibilidade que algumas (muitas) modalidades têm em detrimento do futebol. Também sentes isso?
Acho que infelizmente é uma realidade que está para durar...

Falta a Portugal um Campeão Mundial de Ralis para os ralis passarem a ser olhados de outra forma?
Sem dúvida que ajudava a dar mais visibilidade...

Para quando a estreia do Evolution X?
O mais certo é em 2010 .

A tua evolução como piloto após esta temporada e meia de mundial é muito grande?
Sem dúvida que o campeonato mundial de ralis nos dá muita experiência.

Como é que um piloto do mundial olha para o actual Campeonato de Portugal de Ralis?
Temos o muito bom e o menos bom, mas que estamos a atravessar uma grande crise é verdade...
Recentemente mostraste a tua vontade em disputar o nosso campeonato nacional. Um Gr. N convencional poderá ainda lutar com os S2000?
É muito dificil um grupo N convencional bater um super 2000 , mas em algumas provas mais lentas e sinuosas talvez fosse possivel.
Tens algum ídolo nos ralis?
Nem por isso , mas reconheço muito valor ao Loeb.

Um carro de sonho…?
Somos sempre mais rápidos se acreditarmos que o nosso carro de ralis é de sonho (sorriso).
Colaboração de João Torres.
Fotos Oficiais.

Sem comentários: