A nova e penúltima jornada do Campeonato Open de Ralis está marcada para os próximos dias 14 e 15 de Novembro, com a realização do Rali Sentir Penafiel. Trata-se de uma prova em que a dupla P&B Racing, Jorge Santos e Vítor Hugo, depositam esperanças acrescidas para fazer história, numa região que tão bem conhecem.
É já no fim-de-semana de 14 e 15 de Novembro que vai para a estrada o Rali Sentir Penafiel, oitava e penúltima prova do Campeonato Open de Ralis. À semelhança das provas anteriores, a dupla Jorge Santos e Vítor Hugo, que numa operação de marketing surge integrada no P&B Racing, deposita fortes expectativas para a competição organizada pelo Clube Automóvel de Santo Tirso.
Até pela política de proximidade existente, o piloto de Baltar está determinado, não só a lutar pelo triunfo, mas também a reunir o maior número de pessoas em torno deste singular projecto do P&B Racing. Trata-se de uma operação de charme por parte da formação que ocupa a segunda posição da tabela classificativa, única que poderá desalojar o líder até ao termo do campeonato.
O facto do Rali Sentir Penafiel se desenrolar na área geográfica residencial e profissional de Jorge Santos, torna esta “cirurgia” capaz de galvanizar os mais cépticos, permitindo, ao mesmo tempo, um relacionamento mais estreito entre o seu sponsor, P&B Racing, e a comunidade da região.
Relativamente à competição propriamente dita, Jorge Santos e Vítor Hugo estão determinados em continuar a fazer furor, utilizando a consistência como a sua principal “arma” a fim de colocar o “pelotão” em sentido. Desde o início do campeonato que este tem sido o “segredo” de eleição para “aniquilar” as aspirações dos seus adversários mais directos e que tem surtido efeitos instantâneos.
«Encaramos o Rali Sentir Penafiel exactamente com a mesma determinação das anteriores provas, apesar desta ter um significado muito especial dada a proximidade existente entre todos os intervenientes que integram a nossa formação, desde piloto à equipa técnica, passando pelo vasto conjunto de patrocinadores e outros elementos afectos ao P&B Racing», denunciou Jorge Santos.
Por outro lado, o público terá à sua inteira disposição um variado conjunto de classificativas de fácil acesso, com traçados espectaculares, o que lhe permite retirar os dividendos necessários para acompanhar a par e passo as incidências da própria equipa: «Vamos com toda a certeza trabalhar para ajudar a “electrizar” todos aqueles que nos acompanham neste percurso desportivo, mas que por vezes existem as inerentes dificuldades de nos seguir permanentemente de norte a sul do país. Por isso, este é um bom motivo para fazermos a festa perto de casa. Para além disso, as duas classificativas espectáculo agendadas permitem ficarmos ainda mais perto, onde as condições de acessibilidade e visualização vão de encontro às melhores expectativas», confidenciou o piloto de Baltar (Paredes).
Quanto às linhas mestras da prova organizada pelo Automóvel Clube de Santo Tirso, refira-se que, graças à estreita colaboração do Clube Automóvel de Lousada, a pista da Costilha será o palco para a primeira “especial” do próximo fim-de-semana. Como se de um regresso ao passado se tratasse – refira-se que este troço de Lousada serviu de cenário aos melhores pilotos que outrora integraram o Campeonato do Mundo de Ralis por Lousada na década de 90 –, o traçado está montado para receber dois carros em simultâneo.
Esta é, sem dúvida, o “prato” principal de uma ementa recheada de emoções fortes e onde os índices de adrenalina aumentam substancialmente e que terá lugar sexta-feira à noite. Uma visita a ter em linha de conta, até pelas condições peculiares de visibilidade que presenteiam o público.
Para sábado, dia 15, a prova passará pela pista de Baltar, no espaço intermédio entre as duas rondas pelos troços de Penafiel. Numa estrutura disponibilizada pelo Parque Aventura, e com apenas um carro de cada vez em pista, o público terá uma vez mais excelente visibilidade do traçado. Com a exigência de um traçado com maior quilometragem, o Clube Automóvel de Santo Tirso reestruturou de forma exemplar as classificativas existentes e na angariação de novos traçados vocacionados para o espectáculo, mantendo-se as tradicionais três “especiais”, mas com alterações.
Croca/Duas Igrejas passa a dispor de 10,8 km graças a uma alteração na parte final que leva ao traçado da antiga classificativa de Duas Igrejas, mas percorrido em sentido contrário. O troço Figueira/Valpedre já é conhecido das edições anteriores, mas com o sentido invertido para a edição deste ano mantendo, contudo, os 7,4 km de extensão.Por fim, a “especial” de agares regressa ao Rrali Sentir Penafiel, tendo sido utilizado em 2004 com os mesmos 5,3 km de extensão deste ano.
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