quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sébastien Loeb: Esta temporada representa um novo desafio

Sébastien Loeb em entrevista… onde fala, tal como o seu colega de equipa, do novo DS3 WRC, do trabalho de preparação da nova época, da nova regulamentação e das suas expectativas para o campeonato que se avizinha.

Quais são as suas sensações ao volante do Citroën DS3 WRC?
As sensações são muito diferentes das que conhecíamos do C4. O DS3 é mais curto, pelo que é mais ágil nas curvas apertadas, mas igualmente mais nervoso nas secções mais rápidas. No global, teremos de nos aplicar mais ao volante. As razões são variadas: o comportamento da viatura em face do seu tamanho, a ausência do diferencial central que permitia repartir a motricidade do carro pelos dois eixos, o regresso a uma caixa de velocidades mecânica que nos obrigará a largar mais vezes o volante…

Está satisfeito com o trabalho realizado durante o defeso?
Penso que a equipa fez um bom trabalho. Não chegámos no mesmo nível de desenvolvimento em todas as superfícies. Passamos bastante tempo na terra, pois será este o tipo de piso que mais iremos encontrar no Campeonato do Mundo. Na neve penso que ainda teremos uma margem de progressão importante, mas é difícil de estimar já que não temos elementos de comparação, já que a nova regulamentação modificou o comportamento das viaturas.

Precisamente, o que pensa desta nova regulamentação? É satisfatória para os pilotos?
Sim, o carro é agradável de conduzir. As performances do motor permitem utilizar todas as qualidades do chassis. Naturalmente, gostamos de ter sempre mais potência, mas penso que estes novos WRC serão muito espectaculares. Ao nível da condução, será necessária a optimização das trajectórias para conservar a melhor velocidade de passagem em curva.

Que representa para si esta temporada?
Trata-se de um novo desafio, com ainda maiores incertezas que na temporada anterior. Os nossos adversários desenvolveram o seu material do seu lado e há assim que esperar pelos primeiros ralis para estabelecer uma hierarquia. Antes disso, tenho que conseguir ser mais rápido do que aqueles que têm o mesmo material que eu. Bater o Sébastien Ogier e o Petter Solberg não é imediato! Penso que esta temporada será difícil, mas isso só irá reforçar a minha motivação.

Francisco Veloso - Fórmula Rali

Sem comentários: