sábado, 12 de fevereiro de 2011

Isto sim é rali ao mais alto nível!

Cinco pilotos em menos de 15 segundos prometem tornar o último dia do Rali da Suécia uma batalha épica!

A tarde do segundo dia de Rali da Suécia começou com o abandono do líder do PWRC, Grondal e com o ataque de Loeb que ganha o troço. Outro dos vencedores desta classificativa foi Latvala que ganhou bastante tempo a Solberg, ficando a apenas 7,6s do norueguês. Hirvonen, apesar de fazer apenas o 5º tempo aumentou para 12,6s a diferença para Ostberg. Entretanto, Patrick Sandell subiu a 7º, continuando a ser, de longe, o melhor dos S2000.

A PE 13 trouxe a primeira dobradinha para a equipa Citroen Sport com Loeb a ganhar o segundo troço seguido pelo seu colega Ogier. Latvala continua a acelerar e passa mesmo Solberg, subindo ao 3º lugar com um 1s de avanço. Entretanto Sandell foi a uma barreira de gelo, ficou preso e teve de esperar até arranjar ajuda para se soltar e chegou a passar por Loeb mas em sentido contrário ao do troço. No final perdeu com estas venturas cerca de 2m30s e perdeu 2 lugares para PG Andersson e Kimi Raikkonen. Outro golpe de teatro ocorreu nesta classificativa e este com o comandante do rali. Hirvonen fez um pião e perdeu quase todo o avanço que tinha conseguido no troço anterior.

A Citroen Sport tomou o gosto às dobradinhas e voltou a repetir o feito na especial seguinte mas por ordem inversa. Desta vez o mais rápido foi Ogier. Latvala continuou rápido e passou a ameaçar muito seriamente a segunda posição de Ostberg. Hirvonen voltou a esticar a liderança para 6,2s. Os primeiros 5, incluindo Ogier pareciam alinhar-se para uma batalha final no domingo.

As expectativas não foram furadas com o decurso da 15ª especial, bem pelo contrário. Hirvonen e Ostberg não quiseram entrar em jogos tácticos e deram o que tinham para dar e terminaram nas duas primeiras posições com 7.5 segundos a separarem o finlandês do norueguês. Já Latvala decidiu abrandar no final do troço para deixar passar Solberg e sair na quarta posição amanhã o que parece deixar a equipa oficial da Ford numa boa posição para o ataque à vitória final: um piloto na frente que pode beneficiar se não houver muita neve para limpar e outro no quarto lugar, uma boa posição para tentar remontar se pelo contrário os primeiros na estrada sofrerem com o excesso de neve. Ogier, em 5º foi um dos heróis do dia e apesar de ser quinto está perfeitamente dentro da corrida, uma vez que está a menos de 15 segundos da liderança. E se é verdade que Loeb está afastado destas lutas não se pode deixar passar em claro a excelente etapa que o francês está a fazer. Para além de vencer mais este troço, recuperar mais de 1 minuto em relação ao atraso com que começou a etapa não está ao alcance de todos!

Quando ainda falta a super especial de Karlstad, o rali não podia estar mais aberto. Cinco pilotos aspiram à vitória, três em Ford Fiesta RS WRC e dois em Citroen DS3 WRC. Isto sim é rali. Esperemos que o mundial continue a mostrar esta vitalidade…

Francisco Veloso - Fórmula Rali

Sem comentários: