Miguel Fuster (Porsche) não deu “ar” aos adversários e comanda o campeonato espanhol após as Canárias.
No rescaldo da segunda prova do Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto, o Rallye das Canárias, o horizonte mostra-nos já a próxima prova que se disputará nos dias 14 e 15 de Maio, o Rallye Cantábria Infinita.
A prova insular garantiu pelo segundo ano a integração no campeonato internacional IRC e que deu a primeira vitória em piso de asfalto ao piloto oficial da Skoda Motorsport, Juho Hanninen aos comandos do Fabia S2000 nº1.
A contar para o campeonato espanhol, Miguel Fuster aproveitou tudo o que o Porsche 911 GT3 tem para dar nos troços das Canárias e repetiu não só a vitória do ano passado, como garantiu nova vitória este ano, ou seja o pleno nas duas primeiras provas de 2011.
Estranhamente para alguns, mas por direito próprio o piloto português e concorrente ao IRC, Bruno Magalhães, classificou-se na 2ª posição a 50,9 segundos do piloto de Alicante e imediatamente à frente do campeão do mundo de S-WRC, Xevi Pons já a 1 minuto e 11,2 segundos de Fuster.
Entre os países da Península Ibérica existe um acordo que, quer os pilotos portugueses, quer de Andorra pontuam nas suas participações em provas espanholas e logicamente o mesmo acontece nos casos inversos, bloqueando pontos mesmo sem a inscrição prévia.
Se esta 2ª posição poderia ser uma compensação para Bruno Magalhães, a sua prestação não foi de todo a que o piloto desejaria e não foi isenta de problemas, isto sem esquecer que o 207 S2000 da Peugeot Sport Portugal dificilmente ronda os 280 CV, enquanto, que o 207 por exemplo de Guy Wilks deve passar os 300 CV!
Uma questão de economia, talvez pois os tais motores de pelo menos 300 CV, não duram mais de 700 kms sem serem totalmente revisto de novo…
Voltando aos resultados e prestações que contribuíram para a classificação do campeonato de Espanha, Xevi Pons fez uma prova sem “rasgos” no Ford Fiesta S2000, mais parecendo que se está a guardar para o regresso ao continente e principalmente às três provas que a partir de Junho se vão disputar na Galiza, Vigo, Ourense e Ferrol já a 21 de Agosto.
Se para esta classificação, o ex-carro de Sergio Vallejo, o Porsche 911 GT3 com que se sagrou campeão em 2009, deu a 4ª posição ao piloto local Alfonso Viera, já o piloto de Lugo conseguiu terminar a sua primeira prova aos comandos do novo Lotus Exige GT Rally em 5º.
Vallejo está seguramente ainda numa fase de desenvolvimento do Lotus, tendo já apresentado algumas melhorias, nomeadamente com um rapport mais curto e que permitiu tirar mais rendimento do motor que apresenta cerca de 290 CV.
Apesar de não ter apresentado melhorias a nível da suspensão, uma das queixas em Alicante na prova de estreia do carro inglês, sabe-se que estão a ser construídos uns amortecedores à medida e que permitirá a Vallejo mais confiança no comportamento do Lotus, pois a nível de fiabilidade, nomeadamente da electrónica parece que já foi resolvida.
Que dizer da prova de Alberto Hevia que não fez mais do que a 6ª posição!O campeão em título não tinha confiança no comportamento do Fabia S2000 com que praticamente não conseguiu rodar antes da prova a não ser no Shakedown, acabado em cima da hora e com um chassis totalmente novo, o Skoda mais parecia um “cavalo” tais as reacções que tinha nas estradas mais ou menos de bom piso das Canárias!
Joan Vinyes como habitualmente o melhor dos duas rodas motrizes, levou o Suzuki Swift S1600 ao 7º lugar, à frente do seu companheiro na equipa oficial da Suzuki, Gorka Antxustegui.
Com estes resultados, Miguel Fuster (Porsche) comanda o campeonato de 2011 com 87,5 (2 vitórias – La Villa Joiosa e Canárias) e Xevi Pons (Ford Fiesta S2000) é 2º com 70,5 pts (2 segundas posições).
3º Jonathan Perez (Peugeot 207 S2000) 49,5 pts, 4º Joan Vinyes (Suzuki Swift S1600) 47,5 pts e 5º Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000) 45 pts.
Nas Marcas a Peugeot comanda com 133,5 pontos, 2º Suzuki (89 pts), 3º Renault (76 pts) e 4º Mitsubishi (71,5 pts).
No Grupo N, 1º E. Montecón (133,5 pontos), 2º F. Cima (89 pts), 3º D. Marbán (27 pts), etc.
Copas de Promoção:
Suzuki (Swift 1600) – 1º P. Pazó (23 pontos), 2º S. Pernía (20 pts), 3º J. Carchat (17 pts), etc,
Twingo (R2) – 1º R. Gracia (30 pontos), 2º R. Ballesteros (23 pts), 3º M. Arias (22,5 pts), 4º L. Aragonés (22 pts), 5º M. Diego (15 pts), etc,
Evo Cup (Mitsubishi) – 1º E. Montecón (25 pontos), 2º F. Cima (8 pts), 3º D. Marbán (6 pts), etc.
António Garcia - Motores Magazine
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