quarta-feira, 13 de abril de 2011

Motores já roncaram nas Canárias

Estão já a decorrer os reconhecimentos para a próxima prova do IRC, o Rali das Ilhas Canárias e que também conta para o Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto.

Nesta terça-feira, dia 11, foram os reconhecimentos dos cinco troços da 1ª etapa: Gran Canaria (1 e 2) com 1,50 km, Santa Lucia (1 e 2) com 24,57 kms, Ingenio (1 e 2) com 14,19 kms, Valleseco (1) 13,22 kms e Tejeda (1) 23,07 kms, estas duas últimas classificativas que vão já ser disputadas durante a noite do 1º dia de prova, dia 15 de Abril, sexta-feira, numa etapa que começa pelas 13H00 e termina já na madrugada de sábado, dia 16 pelas 00H50.

Na quarta-feira, dia 12, têm lugar os reconhecimentos das duas restantes classificativas, a disputar por duas vezes, entre as 10H00 e as 18H00: San Mateo (1 e 2) 23,42 kms e Artenara (1 e 2) 13,47 kms de uma etapa que começa pelas 07H30 da manhã de sábado, dia 16 e termina pelas 14H07 depois de um total de 668,28 kms, dos quais 150,59 kms de troços cronometrados.

Na segunda-feira e depois das habituais apresentações sociais que tiveram lugar nos dias anteriores, decorreram as primeiras sessões de testes para as equipas do IRC e que foram seguidas por inúmero público.

Este primeiro contacto teve lugar em Tejeda e logo pelas 9 horas da manhã, o primeiro carro, foi o português Bruno Magalhães que com o seu Peugeot 207 S2000 acabou por ser um dos mais activos ao longo do dia, preocupando-se em encontrar as melhores afinações de modo a poder lutar pelo pódio, depois do 5º lugar em 2010!

Eram pouco mais de 3 kms, mas a equipa Proton procurou também ao máximo a oportunidade para testar, principalmente depois do “fiasco” no Monte Carlo, em que abandonaram logo após o 3º troço!

O italiano Giandomenico Basso que se estreia coma equipa malaia comprovou como as prestações dos Satria Neo S2000 são muito inferiores aos dos restantes adversários, nomeadamente ao nível de potência do motor.

Segundo as informações recolhidas, uma vez que não se registaram os tempos, os Skoda Fabia S2000 de Julho Hanninen, Jan Kopecky (vencedor em 2010) e de Freddy Loix mostraram-se como os mais rápidos.

A sessão terminou pelas oito horas da noite, depois de um dia de muito calor e passaram ainda pelo pequeno troço de Cruz de Tejeda, Per-Gunnar Andersson (Satria Neo S2000), Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia S2000), Guy Wilks e Tkierry Neuville (Peugeot 207 S2000) e ainda Toni Gardemeister, já mesmo ao final da tarde e que regressa 13 anos depois às Canárias aos comandos de um Skoda.

António Garcia - Motores Magazine

Sem comentários: