quinta-feira, 21 de abril de 2011

"Power Stage" de Amarante ficou na história

Foto Galeria Autosport
O recorde português durou 9 anos, os 2,1 segundos que separaram Mcrae de Sainz foram a menor diferença de sempre entre o primeiro e segundo classificado de provas do WRC até 2007, quando Loeb e Gronholm terminaram o Rali da Nova Zelândia separados por 3 décimos de segundo.


Estamos no dia 25 de Março de 1998, Colin Mcrae e Nicky Grist estão na frente do Rali de Portugal, tripulando o Subaru Impreza WRC, numa altura em que se disputa a última etapa da prova. O escocês voador chegou à liderança no terceiro troço do rali, Fafe Lameirinha. À entrada da última classificativa - Amarante - tem uma vantagem de 6,8 segundos para Carlos Sainz, o segundo classificado. Sainz e Moya dão o tudo por tudo neste último dia, vencendo vários troços. No último troço aplicam meio segundo por quilómetro a Mcrae, mas não chega. 4,7 segundos foi o que Sainz recuperou, 2,1 segundos foi o que valeu a vitória a Mcrae.

Rali de Portugal 1998:
1. Colin Mcrae - Nicky Grist - Subaru Impreza WRC 98 - 4:20:58.1
2. Carlos Sainz - Luis Moya Toyota Corolla WRC +2.1
3. Freddy Loix - Sven Smeets Toyota Corolla WRC +45.8
4. Richard Burns - Robert Reid Mitsubishi Carisma GT Evo IV +53.1
5. Ari Vatanen - Fred Gallagher Ford Escort WRC +3:20.2


O recorde foi batido em 2007, quando Sébastien Loeb e Marcus Gronholm entraram para a última classificativa e super-especial espectáculo, separados por 7 décimas de segundo, com vantagem para o finlandês. Loeb ainda recuperou 4 décimas mas não foi suficiente. Gronholm venceu por 3 décimas.


Quatro anos depois, o recorde volta a cair, com os sucessores de Loeb e Gronholm a protagonizarem a história. Sebastien Ogier conseguiu roubar a vitória do Rali Jordânia a Jari-Matti Latvala por apenas 2 décimas de segundo. Conheça as menores vantagens de sempre na história das classificações do Campeonato do Mundo de Ralis.

1. 2011 Jordânia Ogier (Citroen): Latvala (Ford) 0,2 s.
2. 2007 Nova Zelândia Gronholm (Ford): Loeb (Citroen) 0,3 s.
3. 1998 Portugal McRae (Subaru): (Toyota) Sainz 2,1 s.
4. 1999 Argentina Kankkunen (Subaru): Burns (Subaru) 2,4 s.
4. 2010 Nova Zelândia Latvala (Ford): Ogier (Citroën) 2,4 s.
6. 2003 Alemanha Loeb (Citroen): Gronholm (Peugeot) 3,6 s.
7. 2002 Argentina Sainz (Ford): Solberg (Subaru) 4,0 s.
8. 1998 Nova Zelândia Sainz (Toyota): (Toyota) Auriol 4,1 s.
9. 1989 San Remo  Biasion (Lancia) Fiorio (Lancia) 5,0 s.
10. 2000 Austrália Gronholm (Peugeot): Burns (Subaru) 5,5 s.

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