Apesar de curta, não falta qualidade à lista de inscritos do Rali Ilha Azul, sinónimo de que a emoção deverá ser servida em doses q.b.. Isto sem prejuízo de facilmente se poderem citar meia dúzia de nomes grandes do automobilismo açoriano cuja presença poderia fazer disparar ainda mais a emoção.
Nos 4X4, a categoria onde militam os candidatos aos primeiros lugares, o favoritismo vai por inteiro para Ricardo Moura que neste momento não só não tem rivais à altura nos Açores como aqueles que o poderiam incomodar de mais perto estão fora de jogo ou lutam com armas desiguais. Como sempre, convém ressalvar que deste estado de coisas não tem qualquer culpa o campeão dos Açores de Ralis que se limita a fazer o seu trabalho, por sinal muito bem feito.
Assim, em condições normais, a taça do primeiro lugar estará entregue e só as vicissitudes da competição podem afastar Moura da vitória. Já a luta pelo 2º lugar será intensa. Ricardo Carmo e Luís Miguel Rego vão desempatar e um deles ficará com a vice-liderança do campeonato, o melhor lugar a que poderão aspirar…
Mas a luta pelo segundo lugar conhecerá, certamente, outros protagonistas. João Borges, a jogar em casa, pode ser uma surpresa para muitos mas o Fórmula Rali inclui o piloto da Jante 18” na lista dos principais candidatos a uma posição de destaque. Sérgio Silva, pelo seu lado, dispensa apresentações e se, como parece certo, finalmente se deu com a avaria que de há muito vem retirando performance ao Impreza N11 parece ser uma aposta segura para entrar na guerra que se travará atrás de Moura. Bruno Amaral também já deu provas da sua rapidez e poderá ser um nome a ter também em conta apesar de, desta feita, não ir correr propriamente no “seu quintal” e de ter um carro de uma geração inferior ao da concorrência, excepção feita ao de Sérgio Silva. José Paula procurará aqui alinhavar uma prova que lhe permita esquecer os azares que o têm perseguido desde o início da temporada e que o situe face à concorrência, ele que é um piloto que tem mostrado estar ainda numa fase evolutiva da sua carreira. Rui Torres também está inscrito e vai querer mostrar serviço, tanto ao nível da sua pilotagem como da preparação que faz aos EVO IX que passam pela Rutor Rally. Paulo Rego terá oportunidade para se ressarcir do azar que lhe bateu à Porta em Vila Franca do Campo. O Piloto do Subaru Impreza tem valor para lutar de igual para igual com os restantes pilotos dos 4X4 embora se lhe note uma certa tendência para subir de ritmo na segunda metade das provas que, sendo curtas, por vezes não permitem recuperar tempo que tenha sido perdido na fase inicial. Paulo Nóbrega, a correr também em casa, não sentirá grande pressão para obter determinado resultado mas vai querer andar depressa com o EVO IX do Mundo PT, ciente que as contas se fazem no final do rali.
Nos 2 rodas motrizes deverá assistir-se a mais uma luta titânica entre Carlos Costa e Henrique Moniz na luta pela vitória mas também pela liderança da categoria no campeonato. Por perto deverão andar Rúben Rodrigues e Hugo Alcântara, o primeiro a não ter ainda arrancado uma prova “limpa” desde que adquiriu o C2 R2 Max e o segundo a marcar uma das boas notícias dos últimos tempos porquanto é um piloto cujo talento não se discute mas que, como outros, tem tido poucas oportunidades para correr devido à falta de apoios. A propósito, lembre-se que o campeão de Turismo e vencedor das 2 rodas motrizes no último rali do campeonato, Paulo Maciel, também fica de fora deste Ilha Azul… Grande curiosidade desperta a participação de Marco Silva, ele que já vimos evoluir por duas vezes e de ambas nos provocou excelente impressão. Veremos o que o faialense conseguirá fazer frente a alguns dos melhores pilotos e máquinas da categoria nos Açores. Misturados com os Citroen poderão andar os homens da antiga F2 com o campeão, João Faria, à cabeça do grupo. Carlos Andrade, Francisco Costa, César Romeiro e o local Filipe Costa são os restantes homens da categoria.
CORA quase caseiro…
Se Tiago Mota não se apresentasse à partida do Ilha Azul, apenas pilotos nascidos ou radicados no Faial participariam na prova do OPEN de Ralis dos Açores… Nestas circunstâncias, Tiago Mota que acabou de vencer o Rali da Primavera em São Miguel terá de ser apontado como principal candidato a novo triunfo, sendo de esperar que Paulo Costa (Impreza 555) e Hirondino Rosa (Lancia Delta) ocupem os lugares do pódio em ordem a determinar. Vanderley Ferraz (Peugeot 205 GTI), Emanuel Marques (Seat Ibiza) e José Silva (Mitsubishi Lancer EVO V, talvez com o melhor carro do plantel mas a realizar apenas a sua segunda prova e primeira em piso de terra) procurarão o melhor lugar possível numa prova onde terminar dará, certamente, direito a um bom lugar.
Lista de Inscritos
Francisco Veloso - Fórmula Rali
Sem comentários:
Enviar um comentário