sexta-feira, 13 de maio de 2011

Neuville continua a liderar em dia marcado pelos despistes de Wilks e Vatane

Thierry Neuville continua no comando no final do segundo dia de competição na Córsega.

O belga nem começou o dia da melhor forma porque um pião o fez perder algum tempo na primeira especial do dia mas mesmo aí não perdeu a liderança apesar de Bouffier, o novo segundo classificado ter ficado apenas a 1,4s na geral.

A luta franco-belga parecia servida para o resto do dia mas Bouffier viria a sofrer um furo na especial seguinte enquanto Neuville regressava às vitórias nas especiais, proeza que repetiu mais duas vezes durante a tarde para completar o dia com uma vantagem de 23,4s sobre Kopecky que continua a ser a maior ameaça ao domínio do belga.

O piloto checo da Skoda nunca se sentiu completamente à vontade com a afinação do seu carro mesmo se o setup foi sendo alterado ao longo do dia. Para já Kopecky conseguiu manter a segunda posição mas foi sempre muito ameaçado por uma série de pilotos que rudaram com andamentos muito semelhantes.No final do dia Freddy Loix é terceiro a 4,3s de Kopecky mas só subiu ao pódio na última especial por troca com Andreas Mikkelsen que ficou apenas a 1,3s do checo. Bastante mais distante está Pierre Campana que ocupa a quinta posição mas já a uma distância de mais de 20s em relação a Mikkelsen. Na sexta posição segue Bouffier e na sétima Julien Maurin.

Bruno Magalhães sofreu ao longo das três primeiras especiais de problemas de travões que o fizeram perder uma eternidade mas mesmo depois de tudo ter sido resolvido na assistência do meio dia, o português sentiu falta de segurança para atacar e preferiu adoptar um ritmo mais contido. O resultado é o oitavo lugar à frente de Toni Gardemeister e de Jean-Mathieu Leandri que fecha o top 10.

Estreante no IRC mas com nome feito no mundo dos ralis, Patrick Sandell continua a fazer uma prova abaixo do esperado no Fabia S2000 da Skoda Suécia.

Pierre-Antoine Guglielmi aproveita o seu conhecimento das especiais para ser o líder das duas rodas motrizes com o seu Clio R3 que tem estado à frente dos N4 convencionais como são conhecidos no nosso país. Toshi Arai não tem tirado grande partido do novo Subaru Impreza R4, seja por incapacidade própria ou porque a evolução R4 não representa uma grande melhoria face aos modelos tradicionais…

Acidentes de Wilks e Vatanen
Guy Wils começou bem o dia ao ganhar a primeira especial mas no troço seguinte sofreu um despiste numa curva à direita a descer. “Estava a tentar recuperar algum do tempo perdido ontem e travei demasiado tarde”, explicou o inglês. “A traseira foi para a relva, “passou-se” e acabámos 5 metros fora de estrada.”

Também Ari Vatanen sofreu um despiste, ele que pilotava o carro 0 da prova corsa. O forte impacto frontal provocou algumas lesões no pescoço do antigo campeão, enquanto o seu filho saiu ileso do acidente. Ari Vatanen foi levado de helicóptero para o Hospital de Bastia mas entretetanto surgiram já notícias, ainda não confirmadas por fonte oficial, da sua transferência para Marselha onde poderá ser operado.

Francisco Veloso - Fórmula Rali

Sem comentários: