O Rali da Escócia é o primeiro dos dois ralis, colocados no final do campeonato do IRC, cujas pontuações são aumentadas através da introdução de um coeficiente.
Assim, na Escócia, os pontos que as equipas conseguirem serão multiplicados por 1,5 e em Chipre por 2. Esta é uma forma que os organizadores do campeonato encontraram para manter a competição “viva” mesmo até ao fim, o que se calhar este ano até nem era preciso, tal tem sido a competitividade da série…
O rali disputado em piso de terra desenrola-se de 7 a 9 de Outubro e contará com 6 pilotos que ainda sonham com o título intercontinental.
Para os adeptos dos ralis, esta vai ser uma prova especial, uma vez que a Eurosport fará transmissões em directo a partir das classificativas traçadas nas florestas escocesas.
A lista de inscritos aparece cheia de quantidade e qualidade, sendo que dos 6 pretendentes ao título, 5 estarão na Escócia. Bryan Bouffier encabeça o pelotão, ele que já testou no norte de Inglaterra para afinar o 207 S2000. Thierru Neuville poderá sofrer com a sua falta de experiência em terra mas, em contrapartida, Guy Wilks deverá sentir-se… em casa.
Andreas Mikkelsen não é britânico mas, como se sabe, tripula o Fabia da Skoda UK e por isso terá que ser apontado como um dos favoritos, até porque recentemente já provou que é um dos homens mais rápidos do IRC. Sandell, também em Skoda mas da filial sueca é outro dos nomes sonantes na lista de inscritos, tal como Toni Gardemeister ou Karl Kruuda, para além do alemão Mathias Kahle ou dos britânicos Robert Barrable e Jonny Greer que também usarão viaturas da marca checa. Numa primeira aparição no IRC desde que se mudou para a Skoda estará a turca Burcu Cetinkhaya.
Mas a liderar a armada checa estarão os oficiais Juho Hanninen e Jan Kopecky. O primeiro regressa ao IRC depois de algumas ausências que se iniciaram precisamente quando liderava a tabela e o segundo que é neste momento o comandante do campeonato.
No campo da Proton assistir-se-à ao regresso do herói local Alister McRae. O segundo Satria Neo será conduzido pelo sueco PG Andersson.
No campo da Ford, haverá dois Fiesta S2000 para os irlandeses Craig Breen (Rep. da Irlanda) e Alastair Fiher (Irlanda do Norte).
Freddy Loix esteve inscrito no Rali da Escócia mas posteriormente anulou a sua inscrição, alegadamente para melhor se preparar para a derradeira prova do campeonato, o Rali de Chipre.
Directos Eurosport
Sábado, 8 de Outubro
11:00-12:00hrs: PE5 Errochty 1 (Eurosport 1)
16:30hrs-17:30hrs: PE7 Errochty 2 (Eurosport 1)
Domingo, 9 de Outubro
10:00hrs-11:00hrs: PE11 High Corrie 1 (Eurosport 1)
12:45hrs-13:45hrs: PE13 High Corrie 2 (Eurosport Player)
20:45hrs-21:30hrs: SS13 High Corrie 2 DIFERIDO (Eurosport 1)
Francisco Veloso - Fórmula Rali
Sem comentários:
Enviar um comentário