Sébastien Ogier é o líder no final do primeiro dia do Rali de Portugal. O francês levou o Polo R WRC à vitória em apenas uma especial cronometrada. Dani Sordo no Citroen DS3 WRC venceu duas especiais, mas é segundo a apenas 4.4s. Jari-Matti Latvala é terceiro a 11.4s do seu colega de equipa.
O dia começou com a vitória de Sébastien Ogier na primeira classificativa do Rali de Portugal. O piloto da Volkswagen Motorsport percorreu os 20,32 km na Mú 1, ao ataque, deixando Mads Ostberg no Ford Fiesta RS WRC da Qatar M-Sport Rally Team a 4.0s. O terceiro tempo mais rápido ficou para Mikko Hirvonen da Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team a 8.4s do líder do campeonato.
Na especial seguinte Mads Ostberg atacou nos 18,32km de Ourique e foi mais rápido que toda a concorrência. O piloto do Ford Fiesta RS WRC deixou Dani Sordo no Citroen DS3 WRC da Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team a 3.5s com o segundo tempo. Sébastien Ogier foi terceiro no Polo R WRC a 7.9s de Ostberg, perdendo assim a liderança na geral para o norueguês. Mads Ostberg acabou mesmo por dar um toque na especial devido ao ritmo que estava a impor.
Dani Sordo viria a ser o mais rápido na terceira classificativa do dia. O piloto espanhol foi 0.6s mais rápido que Jari-Matti Latvala no Polo R WRC na segunda passagem por Mú. O terceiro tempo mais rápido ficou para Sébastien Ogier da Volkswagen Motorsport a 2.0s do mais rápido. Mads Ostberg no Ford Fiesta RS WRC que era líder à geral capotou e desistiu na especial acabando o Rali de Portugal por hoje, mas voltará amanhã em Rally 2. Ogier voltava novamente à líderança do Rali de Portugal.
Na especial seguinte Dani Sordo voltaria a ser o mais rápido. O piloto do Citroen DS3 WRC percorreu os 18,32km de Ourique, pela segunda vez, com um tempo de 10:36.1s. Thierry Neuville no Ford Fiesta RS WRC da Qatar World Rally Team registou o segundo tempo mais rápido a 1.7s de Dani, ficando o terceiro tempo para Jari-Matti Latvala no Polo R WRC a 1.8s de Sordo.
Na Super Especial de Lisboa, quinta especial cronometrada do dia, Mikko Hirvonen foi o mais rápido no Citroen DS3 WRC. O finlandês foi 0.9s mais rápido que Ogier, que no Polo R WRC registou o segundo tempo. Jari-Matti Latvala também em Polo R WRC foi terceiro a 1.0s de Hirvonen.
Na Classificação geral Ogier continua líder, mas tem agora Sordo a apenas 2.4s da liderança. Jari-Matti Latvala é terceiro a 11.3s do seu colega de equipa.
No WRC 2, o piloto finlandês Esapekka Lappi é o líder da geral. O piloto do Skoda Fabia S2000 venceu mesmo as quatro especiais cronometradas do dia no Algarve, e a super especial em Lisboa. Elfyn Evans num Ford Fiesta RRC é o segundo da geral a 30.1s de Lappi. Edoardo Bresolin também em Ford Fiesta RRC é terceiro a 1:50.2s do líder.
Robert Kubica desistiu quando era segundo, mesmo com alguns problemas no radiador do seu Citroën DS3 RRC após a segunda especial, o piloto atacou muito forte nas especiais três e quatro terminando a menos de 1 segundo de diferença para Lappi em ambas as especiais o que lhe permitiu subir dois lugares na classificação geral a 23.5s do líder, mas na ligação para a super especial de Lisboa o DS3 RRC sofreu dois furos na mesma roda terminando por hoje o rali para Kubica.
Na categoria WRC 3, Keith Cronin, ao volante do Citroën DS3 R3T lidera a classificação geral. Alistair Fisher, também em DS3 R3T, que liderou a classificação geral até ao final da quarta especial é segundo a 3.3s de Cronin. O terceiro da geral é Sebastien Chardonnet em Citroën DS3 R3T a 6.6s do líder.
No JWRC, categoria onde alinham os jovens pilotos nos Ford Fiesta R2, a vitória nas especiais do Algarve foram divididas entre Pontus Tidemand e Marius Aasen. Pontus Tidemand acabou por ser mais regular durante todo o dia, vencendo inclusive a super especial de Lisboa, e é o lider da geral. O piloto Sueco lidera à geral da categoria com 27.0s de vantagem para o segundo classificado, Jose Antonio Suarez. Marius Aasen é terceiro a 32.8s do líder.
Nos portugueses, Ricardo Moura no Mitsubishi Evo IX é o melhor classificado português no Rali de Portugal com a 15ª posição da geral. Pedro Meireles no Skoda Fabia S2000 é o segundo melhor português a pouco mais de um minuto do líder na 20ª posição. O famalicense Miguel Jorge Barbosa no Mitsubishi Evo IX é o terceiro melhor português a cerca de 2:43s Moura na 30ª posição.
Bruno Magalhães desistiu na ligação para a Super Especial de Lisboa. O piloto português teve problemas no alternador do Peugeot 207 S2000 e foi forçado a desistir quando era o segundo melhor português. Ao que tudo indica o piloto estará de regresso amanhã em Super Rally.
Classificação Geral WRC após SS5:
Pos | No | Driver | Time | Diff Prev | Diff 1st | |
---|---|---|---|---|---|---|
1. | 8 | S. OGIER | 49:33.0 | 0.0 | 0.0 | |
2. | 3 | D. SORDO | 49:37.4 | +4.4 | +4.4 | |
3. | 7 | J. LATVALA | 49:44.4 | +7.0 | +11.4 | |
4. | 2 | M. HIRVONEN | 49:49.2 | +4.8 | +16.2 | |
5. | 11 | T. NEUVILLE | 50:03.7 | +14.5 | +30.7 | |
6. | 5 | E. NOVIKOV | 50:50.0 | +46.3 | +1:17.0 | |
7. | 6 | N. AL-ATTIYAH | 51:49.4 | +59.4 | +2:16.4 | |
8. | 21 | M. PROKOP | 52:00.9 | +11.5 | +2:27.9 | |
9. | 12 | M. KOSCIUSZKO | 52:10.1 | +9.2 | +2:37.1 | |
10. | 15 | D. KUIPERS | 52:21.7 | +11.6 | +2:48.7 |
Confira a classificação geral de todos os pilotos aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário