Sébastien Ogier reforçou a liderança no segundo dia do Rali de Portugal. O francês no Polo R WRC venceu quatro das seis especiais. Jari-Matti Latvala é segundo a 34.8s de Ogier. Hirvonen no Citroen DS3 WRC é terceiro a 1:08.5s do líder. Dani Sordo saiu de estrada, logo na primeira especial do dia.
A primeira especial do dia foi emocionante. Jari-Matti Latvala venceu na primeira passagem pelos 31,12 km de Santana Serra no Polo R WRC, batendo o seu colega de equipa, Sébastien Ogier por 1.1s. Mikko Hirvonen no Citroen DS3 WRC realizou o terceiro tempo mais rápido a 5.1s de Latvala.
A classificativa foi muito acidentada, Thierry Neuville bateu numa pedra no seu Ford Fiesta RS WRC, e partiu a suspensão o que originou a desistência por hoje do Rali de Portugal. Dani Sordo saiu de estrada danificando a roda traseira direita e também foi forçado a desisitir.
Per-Gunnar Andersson no Ford Fiesta S2000 também foi forçado a desistir, antes mesmo de arrancar na especial, com problemas de motor. Elfyn Evans também teve problemas na primeira especial do dia com problemas na transmissão do Ford Fiesta RRC, e também desisitiu quando era segundo da geral no WRC2.
Jari-Matti Latvala voltaria a vencer na especial seguinte, sendo o mais rápido nos 25.37 km cronometrados de Vascão 1, no Polo R WRC da Volkswagen Motorsport. Sébastien Ogier foi novamente segundo a 0.2s do finlandês. Mikko Hirvonen no Citroen DS3 WRC voltava a ser terceiro a 3.0s de Latvala.
Sébastien Ogier viria a responder ao seu colega de equipa na especial seguinte, e era o mais rápido nos 22.78 km cronometrados de Loulé 1. O piloto da Volkswagen Motorsport foi 4.0s mais rápido que Jari-Matti Latvala. Mikko Hirvonen registava aquele que lhe parecia ser o tempo possível, o terceiro tempo, a 14.2s do mais rápido.
A primeira especial da tarde após a ida das equipas à assistência foi ganha por Sébastien Ogier. O piloto do Polo R WRC percorreu a segunda passagem pela maior classificativa do dia no Rali de Portugal em Santana da Serra com um tempo de 22:02.7s. Jari-Matti Latvala foi segundo a 4.6s do seu colega de equipa.
Mikko Hirvonen no Citroen DS3 WRC realizou novamente o terceiro tempo mais rápido a 15.1s de Ogier e não conseguia andar ao mesmo ritmo dos Polo R WRC.
Sébastien Ogier viria a vencer as duas especiais seguintes não dando qualquer hipótese à concorrência aumentando assim a sua vantagem na classificação geral para 34.8s de vantagem sobre o seu colega de equipa da Volkswagen Motorsport, Jari-Matti Latvala. Mikko Hirvonen no Citroen DS3 WRC não tem ritmo para combater a supremacia dos Volkswagen e é terceiro da geral a 1:08.5s de Ogier.
No WRC 2, o piloto finlandês Esapekka Lappi é o líder da categoria. O piloto do Skoda Fabia S2000 não tem oposição no Rali de Portugal e venceu até agora todas as especiais cronometradas, e vai conseguindo para já um brilhante oitavo lugar da geral. Sepp Wiegand também em Skoda Fabia S2000 é segundo a 4:09.8s de Lappi. O irlandês Robert Barrable em Ford Fiesta S2000 é terceiro, depois de ter furado na última especial do dia quando era segundo, encontrando-se agora a 8:44.4s de Esapekka Lappi.
Na categoria WRC 3, Bryan Bouffier, ao volante do Citroën DS3 R3T lidera a classificação geral. Sebastien Chardonnet também em DS3 R3T, é segundo a 7:49.6s de Bouffier. O terceiro da geral é Francesco Parli em Citroën DS3 R3T a 14:51.6s do líder.
No JWRC, categoria onde alinham os jovens pilotos nos Ford Fiesta R2, a vitória no Rali de Portugal sorriu a Pontus Tidemand. O piloto Sueco superiorizou toda a sua concorrência garantindo a pontuação máxima no campeonato. Jose Antonio Suarez foi segundo a 2:26.9s de Tidemand, deixando a terceira posição para o seu compatriota, o espanhol, Yeray Lemes a 3:10.7s do vencedor.
Nos portugueses, o famalicense Miguel Jorge Barbosa no Mitsubishi Evo IX é o melhor português ocupando a 19ª posição da geral. Bruno Magalhães que regressou em Rally 2 no dia de hoje está a fazer uma recuperação fantástica e já é o segundo melhor nacional a 48.6s de Barbosa na 20ª posição. Bruno Magalhães beneficiou ainda dos azares de Ricardo Moura no Mitsubishi Evo IX que no inicio de Santana da Serra 2 viu a carroçaria do seu Mitsubishi Evo IX não aguentar, partindo-se em 2 pontos chave de ancorarem da suspensão, e de Pedro Meireles e Mário Castro que foram forçados a abandonar o Rali de Portugal após uma quebra do braço de suspensão do Skoda Fabia S2000.
Classificação Geral WRC após SS11:
1. | 8 | S. OGIER | 2:36:55.1 | 0.0 | 0.0 | |
2. | 7 | J. LATVALA | 2:37:29.9 | +34.8 | +34.8 | |
3. | 2 | M. HIRVONEN | 2:38:03.6 | +33.7 | +1:08.5 | |
4. | 5 | E. NOVIKOV | 2:41:19.0 | +3:15.4 | +4:23.9 | |
5. | 6 | N. AL-ATTIYAH | 2:43:14.3 | +1:55.3 | +6:19.2 | |
6. | 9 | A. MIKKELSEN | 2:44:17.4 | +1:03.1 | +7:22.3 | |
7. | 15 | D. KUIPERS | 2:45:24.1 | +1:06.7 | +8:29.0 | |
8. | 31 | E. LAPPI | WRC2 | 2:47:44.4 | +2:20.3 | +10:49.3 |
9. | 10 | K. AL QASSIMI | 2:48:05.0 | +20.6 | +11:09.9 | |
10. | 21 | M. PROKOP | 2:48:05.1 | +0.1 | +11:10.0 |
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