domingo, 15 de agosto de 2021

WRC2, competição fantasma

O Rali de Ypres confirmou a tendência desde há longo tempo verificada no WRC2, competição de suporte do WRC destinada a equipas que utilizam carros Rally2 com ligação ao construtor. Isto é, desportivamente foi uma nulidade.

Se aquando da sua criação, parecia ser susceptível de gerar interesse desportivo, desviando a equipa da Skoda para um campeonato à parte e dando espaço próprio para equipas privadas, actualmente pouco sentido faz.

Não só a Skoda "saltou fora", apoiando apenas a Toksport , como os privados (WRC3) que sistematicamente eram batidos pelos carros oficiais, andam hoje frequentemente na frente dos Rally2 oficiais. O regresso de uma competição única para os Rally2 faria hoje sentido.

Sendo claro que o modelo actual deverá agradar mais aos construtores, tendo mais tempo de antena garantido nas transmissões televisivas e a possibilidade de chamar à colação uma vitória - como aconteceu com Jari Huttunen, que sem brilho estreou um i20 N Rally2 ainda a precisar de uns retoques. Huttunen e Nicolay Gryazin foram, aliás, os dois únicos classificados no WRC2 em Ypres. Gryazin acabou o primeiro dia de prova fora de estrada e Huttunen acumulou problemas mecânicos ao longo do fim-de-semana. No final, foram os dois ao pódio.

Há que admitir que vários construtores se envolveram mais na competição destinada aos Rally2, mas tal não se traduziu num puro aumento de competitividade no WRC2.

Será que faz sentido o modelo actual? A transmissão televisiva da power stage de hoje começou com Gryazin e Huttunen a arrastarem-se com problemas mecânicos. Gostava de saber quantas pessoas mudaram de canal naquele momento. No final, Gryazin não quis dizer qual era o problema mecânico (afirmou que lhe pediram para não o fazer) mas a má publicidade já estava feita.

No Rali Safari o descalabro passou despercebido. Martin Prokop, único concorrente do WRC2 em prova nem sequer chegou ao fim. 

Nuns dias mais do que noutros, uma competição fantasma.


Foto: Hyundai Motorsport

Sem comentários: