sábado, 14 de maio de 2011

Neuville vence e promete mais

Thierry Neuville venceu o Tour de Corse 2011 com grande estilo, na sua primeira vitória no Intercontinental Rally Challenge. A Peugeot fez o 2-1 nas vitórias contra a Skoda e nem um pião retirou o triunfo ao carro da Kronos.



Neuville venceu 8 dos 14 troços da prova realizada na bela ilha da Córsega e dizendo no final, que espera continuar com este ritmo diabólico, que surgiu nas Canárias.

No segundo posto classificou-se Jan Kopecky, que acabou por desistir da luta da vitória a meio do dia de hoje, pensando nas contas do campeonato. Apesar de ser um especialista em asfalto, esta prova revelou-se muito complicada, tanto para o piloto como para a equipa, que nem sempre encontrou a melhor afinação para o carro.

Também Freddy Loix se queixou muito das afinações, nunca conseguindo encontrar o ritmo certo. O belga do Skoda Fabia S2000 terminou num excelente terceiro lugar, o que lhe permite ascender à liderança do campeonato. A sua luta com Andreas Mikkelsen pelo último lugar do pódio terminou quando o norueguês furou, já na fase final do rali.

Pierre Campana foi o quarto, apesar de um furo no último troço, o piloto local, que já deu nas vistas em outras provas internacionais. Tripulando um Peugeot 207 S2000, teve uma evolução notável ao longo da prova, discutindo posições com os homens do IRC. Depois do furo de Bouffier, Campana discutiu com ele a sua posição, luta que também terminaria mais cedo, devido ao despiste de Bryan Bouffier. O francês deixou o Peugeot 207 S2000 fora de estrada e com as rodas no ar.

O quinto posto ficou para Bruno Magalhães e Paulo Grave, com o Peugeot 207 Super 2000. Mais competitivos neste último dia, tiveram o mérito de suplantar Julien Maurin no último troço e de segurar Andreas Mikkelsen, que tentava recuperar posições depois do furo. A dupla portuguesa beneficiou ainda da desistência de Bouffier para subir mais um degrau na classificação, fechando assim os 5 mais.

Mikkelsen ficou assim no sexto lugar, Maurin no sétimo e Toni Gardemeister encerrou os oito primeiros, apesar de problemas de embraiagem no último troço. No top 10 ficaram ainda Sandell e Leandri.

No IRC 2WD a vitória ficou para Pierre-Antoine Guglielmi e na produção ganhou um solitário Gonon Florian.

Classificação final:
1 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Peugeot 207 S2000) 3h20m51.0s
2 Jan Kopecký/Petr Starý (Škoda Fabia S2000) +15.5s
3 Freddy Loix/Frédéric Miclotte (Škoda Fabia S2000) +1m02.6s
4 Pierre Campana/Sabrina de Castelli (Peugeot 207 S2000) +3m59.5s
5 Bruno Magalhães/Paulo Grave (Peugeot 207 S2000) +4m28.2s
6 Andreas Mikkelsen/Ola Fløene (Skoda Fabia S2000) +4m30.1s
7 Julien Maurin/Olivier Ural (M-Sport Ford Fiesta S2000) +4m33.3s
8 Toni Gardemeister/Tapio Suominen (Škoda Fabia S2000) +6m33.3s
9 Patrik Sandell/Staffan Parmander (Škoda Fabia S2000) +8m28.8s
10 Jean-Mathieu Leandri/Pierre Marien Leonardi (Peugeot 207 S2000) +9m41.5s

Sem comentários: